Acompanhe-nos:

Acompanhe-nos:

17/07/2017
› Segunda edição leva 50 pessoas para “Redescobrir Venâncio”

Aconteceu na manhã do último sábado, 15, a 2ª Edição do projeto “Redescubra Venâncio”, roteiro promovido pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com a Emater/Ascar e a agência de turismo Venatur. Com saída em frente à Igreja Matriz, o passeio contou com participação de 50 pessoas, entre elas o prefeito Giovane Wickert, vice-prefeito Celso Krämer, secretários municipais, pessoas da comunidade venâncio-airense e ainda visitantes dos municípios de Santa Cruz do Sul, Lajeado, Imigrante, Teutônia e São Leopoldo.

O tour foi conduzido pela guia de turismo, Sônia Lang, com amplo conhecimento sobre a Rota do Chimarrão e fatos históricos do município. O grupo partiu em direção à Linha Travessa, via acesso Grão Pará, passando pela ponte do Arroio Castelhano. A primeira parada foi na Escola do Chimarrão, onde o grupo foi recepcionado pela Presidente do Instituto Escola do Chimarrão, Rejane Rüdiger Pastore, que apresentou as 36 formas de fazer a bebida. Rejane ainda falou sobre as propriedades medicinais da erva mate, ensinou como se fazer um mate amargo e o “rapidinho” de 11 segundos, além disso, realizou um rápido concurso entre nos participantes voluntários.

Após degustação de produtos a base de erva mate, o grupo seguiu em direção a Vila Palanque. No trajeto ao distrito, uma parada estratégica para o grupo conhecer uma lavoura de erva mate. Em Palanque, a guia explanou sobre a história da família da ervateira Scherer. Em seguida uma parada com degustação na Agroindústria Familiar Conservas Coutinho; no viveiro de mudas Flor da Serra, com a interessante explicação sobre criação de mudas de erva mate e ainda a apresentação do relógio do corpo humano. Nesta parada, o grupo foi carinhosamente recebido com música, pela família de Elemar Marques, que mais tarde recepcionou o grupo no salão com a famosa dança alemã: a poloneise.

O roteiro prosseguiu até a Casa Paroquial, com sua genuína arquitetura alemã e Igreja São Martinho, com sua emblemática imagem do pássaro Pelicano em seu altar. Em sua explicação, a guia contou sobre a paródia com a Eucaristia Católica, ou seja, ele representa o símbolo do sacrifício e da doação. De acordo com Sônia, reza a lenda que o Pelicano fustiga o peito e alimenta com o próprio sangue os seus filhos.

Para encerrar o passeio, o grupo pode saborear o prato típico da comunidade de Vila Palanque, a saborosa Galinha com Massa. Após o almoço, os participantes responderam uma avaliação sobre o passeio, que servirá de análise para os organizadores.

A coordenadora do projeto, Angélica Diefenthaler, destaca as opiniões dos diferentes grupos envolvidos e enfatiza que são muito importantes para a qualificação do trabalho. “Reunimos o olhar técnico, a visão das agências de turismo, as impressões do turista, as contribuições de quem é daqui e redescobre peculiaridades do seu município. Esta soma de olhares contribui para termos um produto turístico cada vez mais alinhado com o perfil e exigências do mercado”, destacou a coordenadora.

O presidente do Conselho Municipal de Turismo e parceiro do projeto, Valmor Heck, também avalia de forma positiva o crescimento do projeto. “A cada tour estamos fortalecendo a proposta do “Redescubra Venâncio” e a partir de agosto, com o apoio dos demais conselheiros do COMTUR, temos capacidade de fomentar ainda mais o turismo no município”.

Para o venâncio-airense Evandro Fiegenbaun, que participou do roteiro juntamente de sua família, o passeio foi extremamente importante para resgatar a memória afetiva da cidade. “Já estamos com vontade e expectativas de ir no próximo. Foi muito bom, nossa família adorou”. Já a Secretária Executiva da Caciva, Lisete Stertz, conta que adora participar dos passeios. Ela que participou das duas edições destaca as diferenças e peculiaridades de cada roteiro. “A região serrana tem uma grande vantagem no aspecto natureza,. As paisagens são incríveis e com isso o roteiro se torna muito atrativo, são pontos naturais. Em compensação a rota do Chimarrão tem mais estrutura, acessibilidade, as pessoas estão mais preparadas para receber os turistas”, salientou. Segundo Lisete cada roteiro teve suas atrações, ela destaca que o projeto é “muito bacana” e que pretende participar dos próximos.

PrevisãoPREVISÃO DO TEMPO

RECEBA OS INFORMATIVOS DA PREFEITURA
Mapa Localização:
Rua: Osvaldo Aranha, n° 634 - Centro
Atendimento Telefone para contato:
Atendimento Horários de Atendimento:
De segunda a sexta-feira das 08:00h às 12h00h e das 13:30h às 16:30h
Instar © Copyright Instar - 2006-2017.