Acompanhe-nos:

Acompanhe-nos:

14/07/2017
›  Meio Ambiente quer prioridade no descarte de lâmpadas fluorescentes

Um dos grandes problemas ambientais e que gera muita preocupação é a contaminação do solo através do mercúrio presente nas lâmpadas fluorescentes. O material é descartado, na maioria das vezes, de forma inadequada e serve de alerta para a sociedade que busca formas de auxiliar na revitalização do meio ambiente.

O descarte incorreto é uma das pautas que mais preocupa o Secretário de Meio Ambiente de Venâncio Aires. Esta semana ele esteve reunido com integrantes do Conselho de Dirigentes Municipais de Meio Ambiente (Condimma), na Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), para debater a Logística Reversa de Lâmpadas de acordo com a Resolução 333/2016 do Consema, que dispõe sobre o descarte e destinação final das lâmpadas inservíveis contendo mercúrio. De acordo com o Secretário, os municípios irão trabalhar em cima desse decreto e facilitar o descarte ao consumidor.

A ideia inicial de Schwertner é discutir o assunto com a Caciva e Sindicatos do ramo do comércio. “Podemos criar pontos de coleta em alguns pontos da cidade. Criar uma logística de como coletar essas lâmpadas a nível de consumidor”.destacou. “As pessoas precisam ter o mesmo cuidado de não quebrar a lâmpada quando compram e quando vão descartar. O mercúrio presente no objeto é prejudicial a saúde e ao meio ambiente. Criando esses pontos de coleta no comércio do município, vamos dar um destino final as lâmpadas à nível de consumidor”, finalizou o Secretário.

Logística reversa de Lâmpadas

A Logística Reversa é um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos para a aplicação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. É um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitarem, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos ou outra destinação final ambientalmente correta.

As lâmpadas inservíveis contendo mercúrio devem ser entregues pelo gerador domiciliar (consumidor), conforme legislação vigente, aos estabelecimentos que comercializam estes produtos, constituídos em Pontos de Entrega.

Rosana Wessling

RECEBA OS INFORMATIVOS DA PREFEITURA
Mapa Localização:
Rua: Osvaldo Aranha, n° 634 - Centro
Atendimento Telefone para contato:
Atendimento Horários de Atendimento:
De segunda a sexta-feira das 08:00h às 12h00h e das 13:30h às 16:30h
Instar © Copyright Instar - 2006-2017.