Alunos entre 15 e 18 anos, a ..."/> Alunos entre 15 e 18 anos, a ..."/>

08.10.2019 - 11h30
Município ofertará aulas técnicas para EJA Diurno em 2020
Por Vanessa Behling

Alunos entre 15 e 18 anos, a partir de 2020, não poderão mais frequentar aulas noturnas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por conta desta adequação, o Município organizou um projeto em parceria com o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e que prevê além das matérias curriculares, aulas técnicas no campus Venâncio Aires.

Na prática, por quatro dias da semana os estudantes da modalidade frequentam a sala de aula de um educandário do Município, que ainda será definido. E em um dia, provavelmente nas segundas-feiras, se deslocarão ao IFSul onde participam de aulas de qualificação técnica que farão parte do currículo. Este deslocamento será subsidiado pelo Município. As aulas técnicas somarão 200 horas e, quando completadas, o aluno receberá o certificado de conclusão pela Secretaria de Educação e pelo IFSul.

Para definir a escola que abrigará o EJA Diurno em 2020, a Secretaria Municipal de Educação vem realizando um levantamento da demanda para então definir qual será o local com melhor espaço físico para sediar as aulas, divididas por áreas de conhecimento com professores com perfil para este público. Por sua vez, matrículas novas, para o EJA noturno, serão aceitas apenas para pessoas com idade acima dos 18 anos, nas escolas: Emef Dois Irmãos e Emef José Duarte de Macedo.

Os alunos que este ano estão na rede estadual poderão em 2020 frequentar a EJA Diurno, desde que tenham 15 anos completos. Para tanto, assim que a(s) escola(s) destinadas a atender a EJA Diurno serão divulgadas, a família poderá procurá-las para efetivar a matrícula do aluno. A SME divulgará em novembro o período das matrículas para ambas as turmas."É perceptível que o jovem não tem mais sonhos e perspectivas para se qualificar para o mercado de trabalho. Então, acreditamos que este acréscimo vai trazer bons resultados", salienta a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Alice Theis.

EJA

A EJA é uma modalidade de ensino para jovens e adultos de ensino fundamental e médio voltado para jovens que não completaram a educação básica. "Quando surgiu em 1988 era para ser algo provisório, no entanto, temos muitos adolescentes e jovens que não estudaram no período hábil e migram para este programa. E constata-se de que deixou de ser uma oportunidade para aquele que deixou de estudar por alguma circunstância em especial, e ficou como algo permanente", acrescenta Alice Theis.

A EJA regular é voltada para jovens acima de 15 anos que não se adaptam ao diurno por falta de interesse, não tem rendimento satisfatório. Já o EJA Intensivo é destinado para pessoas acima de 23 anos que tem a oportunidade de concluir o ensino fundamental em um ano.