08.08.2018 - 15h21
Comissão da CIPA planeja 2ª edição da SIPAT da Prefeitura
Por Cristiano Silva

Em um encontro na tarde da terça-feira, 7, na sala de reuniões do da Prefeitura, a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) da administração Municipal, definiu alguns detalhes da 2ª edição da Semana Interna de Prevenção a Acidente de Trabalho (SIPAT). A Segunda edição está prevista para acontecer entre os dias 22 e 26 de outubro.

Paralelo a organização da 2ª SIPAT da Prefeitura, acontece o processo eleitoral para a eleição da nova comissão, prevista para acontecer no decorrer do próximo mês. Já a posse da nova comissão deve acontecer durante a 2ª SIPAT. Composta por 14 membros titulares, sendo sete servidores concursados eleitos pelo voto de todos os servidores e mais sete membros indicados pela administração, o mandato tem dois anos de duração.

Criada com o objetivo principal de prevenir os acidentes no ambiente de trabalho, urante o primeiro ano de atuação da Cipa na Administração Municipal, várias atividades merecem destaque entre elas:

• Instalação de fitas anti-derrapante na escadaria do prédio da SISP, rampa de acesso do CAPS II, escada dos fundos do CAPS AD, acesso do ESF Santa Tecla e rampa de acesso do CRAS;
  • Análise e recomendação de mais de 40 acidentes do trabalho e doenças ocupacionais do período, emitindo parecer e recomendações de medidas preventivas;
  • Emissão de Termos de Recomendação, originados de Inspeções de Segurança In loco, respectivamente nos setores: Dep. Conservação Urbana; EMEI FREDERICO CLOSS, EMEF BENO BREUNING, EMEF Prof. Odila R. Scherer, Farmácia Municipal, Centro Materno Infantil, UBS Santa Tecla, Oficina Mecânica.
  • Realização de campanha de vacinação que disponibilizou as vacinas Dupla Adulto (tétano e difteria), Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Febre Amarela e Hepatite B a todos os servidores municipais, inclusive nas EMEIs e EMEFs.
  • Realização da 1ª edição da SIPAT, ocorrida em 2017, inédita entre órgão públicos dos Vales do Rio Pardo.
  • Aquisição de kits de primeiros socorros, que foram deixados na Oficina Mecânica, Dep. de Conservação Urbana, Dep. Drenagem Urbana (Pedreiros), Borracharia e Setor de Segurança do Trabalho.