Brasão Prefeitura Municipal de Venâncio Aires

Notícias

31.07.2020 - 16h16
Inicia pesquisa e testagem da população sobre prevalência da Covid-19 em Venâncio
Por Vanessa Behling
Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Vanessa Behling/AI PMVA
Ao longo da semana, foram testados os profissionais da saúde do Município que atuarão na testagem da população

Neste fim de semana, 1º e 2, ocorre a pesquisa de prevalência de Coronavírus, idealizada pelo Cisvale, Unisc e Amvarp. Em Venâncio, serão visitadas e abordadas 200 pessoas em estabelecimentos e em residências, na cidade e interior, por 17 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, devidamente identificados e com equipamentos de proteção.

As pessoas serão convidadas a responderem um questionário e a fazer o teste rápido que identifica o Coronavírus. Serão quatro finais de semana, sendo que em Venâncio serão aplicados 200 testes em cada rodada. Com isso, a pesquisa no município contará com a participação de 800 pessoas escolhidas de forma aleatória. A segunda rodada está programada para os dias 15 e 16. No total, nos 14 municípios serão cinco mil testados.

Testagem em massa começa segunda-feira

Já na segunda-feira, 3, inicia a testagem em massa que será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. Em todas as unidades de saúde do município estarão disponíveis os testes rápidos para pessoas que se enquadram em grupos de riscos (Sintomáticos, casos suspeitos/contatos de casos positivos, idosos, gestantes, hipertensos, diabéticos, imunossuprimidos e doentes respiratórios crônicos).

A aplicação de testes rápidos exclusivamente para pessoas de grupos de risco se estende até sexta-feira, 7. Já no sábado, 8, a testagem abre para toda a população. No dia, no Centro de Atendimento para Pessoas com Sintomas Respiratórios, no Pavilhão Sebastião Mártir, das 8h às 16h, será realizado o Dia D de testagem. Além deste, outros pontos estratégicos serão montados e organizados para atender a comunidade. Equipes volantes, formadas por enfermeiros e técnicos de enfermagem, estarão atuando nas localidades do interior. Oito enfermeiros e oito técnicos de enfermagem estão sendo contratados para reforçar o grupo de profissionais que atuará nas ações.

Na segunda-feira, 10, os testes estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde e Pontos Estratégicos para a população em geral. O primeiro lote conta com 15 mil testes. Conforme a demanda, o Município deverá realizar a compra de mais kits.

Botão FECHAR - Clique para Fechar ou Tecle ESC