Brasão Prefeitura Municipal de Venâncio Aires

Notícias

04.06.2021 - 15h14
Recuperação de nascentes, compostagem e bem estar animal são destaques no Dia do Meio Ambiente

Por Lillian B. Henckes / 11.600

 

            No Dia Mundial do Meio Ambiente uma programação na Travessa São Sebastião Mártir fará um demonstrativo de algumas das ações do município voltadas ao assunto. No local, das 8h30min às 11h30min, haverá distribuição de mudas de árvores, recolhimento de materiais como lixo eletrônico, descartável e óleo de cozinha, resgate de sementes crioulas, campanha do agasalho, feira de adoção de animais, além do lançamento da campanha “Desafie-se”. São ações que juntamente com os trabalhos de recuperação das nascentes do Arroio Castelhano, marcam os primeiros seis meses da nova gestão municipal. Ao longo do mês de junho, outras atividades serão realizadas para marcar o dia.

Conforme a coordenadora da secretaria de Meio Ambiente, Alessandra Ludwing, o objetivo é sensibilizar a comunidade sobre a importância de preservar os diferentes ecossistemas, dentro do tema mundial do dia, neste ano que é Reconstrução de Ecossistemas. Entre as ações que vão ser desenvolvidas estão o plantio de ipês e quaresmeiras, a revitalização dos cemitérios Municipal e Vila Rica (através do Gabinete da Primeira Dama e Secretaria de Ação Social), posse dos membros do Comitê das Nascentes do Arroio Castelhano, inauguração do Eco Ponto e campanhas de conscientização nas redes sociais.

NASCENTES – A recuperação das nascentes segue entre os trabalhos prioritários da secretaria. Conforme o assessor Rui Schwinn, 17 nascentes já foram recuperadas neste ano e existem a necessidade de outras 100 serem visitadas para levantamento das ações que precisam ser executadas em cada uma. No entanto, os moradores que tem em suas propriedades nascentes que precisam ser recuperadas, podem fazer solicitação junto a Emater de Venâncio Aires, pelo telefone 3741-1676. “A gente faz uma visita para constatação e levantamento de volume, sua degradação e levantamento de custos do material a ser utilizado para a recuperação. Feito o levantamento o proprietário assinará um termo se responsabilizando em proteger com cercamento, replantio de vegetação e condução da sobra de água da nascente até a formação do arroio. Com a aprovação do projeto por parte do Comitê e respeitando a ordem de inscrição inicia o trabalho”, explica Schwinn.

            DESAFIE-SE – As redes sociais serão instrumentos também para as ações do Meio Ambiente. Conforme Alessandra, a intenção é motivar as pessoas a postar fotografias com atividades que realizam em prol do meio ambiente. “Desde o plantio de flores, árvores, utilização de composteiras até cuidados com animais, são ações de cuidado com a natureza e com o meio ambiente. A gente quer motivar as pessoas a mostrarem isso, como forma de incentivar e mostrar que é possível cada um fazendo a sua parte, cuidarmos melhor do espalho que é de todos”, destaca ela. Para participar dessa proposta, é necessário postar uma foto marcando a página da Prefeitura de Venâncio Aires e três amigos, como forma de desafiá-los também.

            PARCEIROS – As atividades da programação voltada ao meio ambiente terão apoio da Emater, Afubra, Amigo Bicho, veículos de comunicação, secretarias municipais, Gabinete da Primeira Dama. Durante o feriado de Corpus Christi (3), a igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil se reuniu para fazer o plantio de árvores quaresmeiras no entorno da quadra da comunidade e Casa Paroquial, já iniciando a programação do meio ambiente. Também na noite da sexta-feira (4) a equipe da secretaria participa da live da Escola do Chimarrão para falar sobre assuntos relacionados ao tema.

Botão FECHAR - Clique para Fechar ou Tecle ESC