De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) ..."/>       De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) ..."/>

12.06.2019 - 08h42
Dia Mundial de Luta Contra o Trabalho Infantil
Por Leandro Osório
Foto: Divulgação

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estima-se que existam no mundo, 168 milhões de crianças vítimas de trabalho infantil, trabalhando muitas delas (85 milhões) em condições de exploração infantil, com perigos graves à saúde, inclusive envolvidas em conflitos armados, servindo como muitas vezes como linha primária nas frentes de batalha. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), de cada 100 crianças, mais de 20 entram no mercado de trabalho por volta dos 10 anos de idade nos países pobres.

O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil foi instituído pela OIT em 12 de junho 2002, ano da apresentação do Primeiro Relatório Global sobre o Trabalho Infantil na Conferência Internacional do Trabalho. Desde então, a OIT convoca a toda a sociedade, as classes trabalhadoras, empregadores e os Governos do mundo para uma mobilização contra o trabalho infantil. Para marcar essa data, anualmente, um tema é proposto sobre uma das formas de trabalho infantil para que se possa realizar uma campanha de mobilização e sensibilização da população mundial.

No Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil foi instituído pela Lei Nº 11.542/2007, permanecendo a data de 12 de junho. As regiões de destaque com números elevados são o estado do Pará (193 mil), Paraná (144 mil) e Rio Grande do Sul (151 mil).

Desta forma, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Venâncio Aires realizará nos próximos dias dois eventos alusivos ao Dia Mundial de Luta Contra o Trabalho Infantil.

PROGRAMAÇÃO

- Dia 14 de junho, a partir das 10h, na sede do CRAS: Teatro e dinâmica de grupo de crianças e adolescentes.

- Dia 17 de junho, a partir das 14h, na sede do CRAS: Teatro e dinâmica de grupo de crianças e adolescentes.

E no dia 26, o CRAS realizará a sua Festa Junina para todas as crianças e adolescentes atendidas pelo Centro, a partir das 14h, com brincadeiras, gincanas e toda a culinária típica das festividades juninas.