Notícias

12.06.2018 - 09h35
Giovane Wickert lidera Congresso Brasileiro de Consórcios em Porto Alegre

Por Adriene Antunes / MTB 12.424
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, sediará nos próximos dias 14 e 15 a quinta edição do Congresso Brasileiro de Consórcios Intermunicipais, reunindo centenas de lideranças entre prefeitos, vereadores, governadores, deputados e entre outras. O Prefeito de Venâncio Aires que preside a Agência Gaúcha de Consórcios Públicos (AGCONP) e o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (CISVALE) será o anfitrião do evento que inicia com a palestra magna “Consórcios Públicos no Brasil- Desafios e Perspectivas” ministrada pelo Presidente da Confederação Nacional dos Consórcios Públicos Intermunicipais do Brasil, Wellington Rodrigues.

O Congresso da CONACI/BR tem por objetivo a busca de informações sobre o movimento crescente no país dos consórcios intermunicipais. Além da disseminação do conhecimento, o Congresso será uma oportunidade de troca de experiências e unificação das demandas a serem apresentadas ao Governo Federal e ao Congresso Nacional.

Wickert participará de diversos momentos do evento, como da mesa redonda do painel “Os novos rumos na gestão pública consorciada através de parcerias”, na sexta-feira, 15, pela manhã onde o Presidente da AGCONP, que é graduado em Gestão Pública, terá o debate com o Presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) o filósofo e Presidente do Consórcio Estadual Salmo Dias; o Economista e Mestre em Administração Thiago Xavier e o Bacharel em Direito e Mestre em Direito Constitucional Bruno Pereira.

Em sua quinta edição, o Congresso chega pela primeira vez no Rio Grande do Sul e movimentará a Capital Gaúcha até o final da tarde de sexta-feira. A primeira edição do Congresso ocorreu em 2010, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte.

 

 

Programação:

 

1º DIA) 14 de Junho

 

9h – Recepção e Credenciamento

 

10h – Cerimônia de Abertura

 

* Wellington Marcos Rodrigues – Prefeito de Mar de Espanha/MG - Presidente da CONACI/BR – Confederação Nacional dos Consórcios Intermunicipais do Brasil

 

* Silomar Garcia Silveira – Vereador do Município de Novo Cabrais/RS – Presidente da UVERGS – União dos Vereadores do Rio Grande do Sul

 

* Ary José Vanazzi - Prefeito de São Leopoldo/RS – Presidente da ABM – Associação Brasileira de Municípios

 

* Giovani Amestoy da Silva – Prefeito de Caçapava do Sul/RS– Presidente da AGM Associação Gaúcha de Municípios

 

* Giovane Wickert - Prefeito de Venâncio Aires/RS – Presidente do CISVALE Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Pardo - Presidente da AGCONP Agência Gaúcha de Consórcios Públicos

 

* Salmo Dias de Oliveira – Prefeito de Rio dos Índios/RS – Presidente da FAMURS Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul

 

* Marlon Santos – Deputado Estadual – Presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul

 

* Darcisio Perondi – Deputado Federal pelo Rio Grande do Sul -   Vice-líder de Governo na Câmara dos Deputados

 

* Nelson Marquesan Júnior – Prefeito de Porto Alegre

 

* José Ivo Sartori – Governador do Estado do Rio Grande do Sul

 

 

11h30 – Painel 1) “Palestra magna – Consórcios Públicos no Brasil – Desafios e perspectivas”

 

Moderador:    

 

Wellington Marcos Rodrigues - – Prefeito de Mar de Espanha/MG - Presidente da CONACI/BR – Confederação Nacional dos Consórcios Intermunicipais do Brasil.

 

 

Palestrante convidado:

 

* Wladimir Antônio Ribeiro

 

Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Direito do Ordenamento, Urbanismo e Ambiente e Mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Coimbra - Portugal.

 

 

12h30 – Intervalo para almoço –

 

 

14h – Painel 2) “A gestão pública na saúde através dos Consórcios Intermunicipais – Novas tecnologias e conquistas”’

 

Moderador:

 

Narcélio Alves Costa Presidente do COSECS MG/APP Colegiado dos Secretários Executivos dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Minas Gerais e Diretor Executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas CONSURGE em exercício.

 

 

Palestrantes convidados:

 

* Mauro Guimarães Junqueira - Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS.

 

 

* Neilton Santos Nascimento – FUNASA - Coordenador de Assistência Técnica à Gestão em Saneamento; Coordenador Geral de Cooperação Técnica – CGCOT; Atua em apoio à Gestão dos prestadores dos serviços públicos de saneamento básico por meio da cooperação técnica.

 

 

15h – Painel 3) “Projetos inovadores na gestão consorciada:”

 

Moderador:    

 

Mônica Loureiro Müller – Secretária Executiva do Consórcio Intermunicipal de Especialidades - CIESP; Superintendente da Confederação Nacional de Consórcios Intermunicipais do Brasil - CONACI-BR.

 

 

Palestrantes convidados:

 

* Sub-tema: Resíduos sólidos.

 

Ivan Weschenfelder- Graduado em Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia de Segurança do Trabalho. Responsável Técnico da Usina de Tratamento dos Resíduos Sólidos desenvolvida pela empresa Becotec Soluções Ambientais.

 

 

* Sub-tema: Iluminação Pública.

 

José Firmo Jr- MBA em Gestão Estratégica de Negócios, Assessor da Superintendência de Relacionamentos com clientes especiais do Poder Público e da Superintendência de Coordenação e Representação Parlamentar da CEMIG; Integra o grupo de trabalho estratégico para prospecção de negócios em Iluminação Pública através de Consórcios Intermunicipais.

 

 

* Sub-tema: Energia.

 

Raul Godiano- Graduado em Análise de Sistemas e Engenharia de Telecomunicação.

 

* Sub-tema: Tecnologias avançadas em vídeo monitoramento.

 

Emerson Teixeira- Graduado em engenharia de Telecomunicações e MBA em Gestão Estratégica pela FGV; atua como executivo de negócios responsável pela divisão CSS (Communication & Security Solutions) para a Região Sul e Grande São Paulo com foco no desenvolvimento de soluções de segurança.

 

 

*Sub-tema: Geoprocessamento como ferramenta de ajuste fiscal e tributário.

 

Luiz Fernando Lozi do Carmo- Graduação em Engenharia Civil pela Facoltà e Scuole Politecnico di Torino, Itália; Políticas Públicas e Sociais pela Universidade Federal de MG; Desenvolvimento e gerenciamento de programas para redução da pobreza urbana, CDM- Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana

 

16h30– Intervalo para coffee break

 

17h – Painel 4) “Projetos para captação de recursos e convênios através dos Consórcios Públicos”

 

Moderador:    

 

Giovane Wickert - Prefeito de Venâncio Aires/RS; Presidente do CISVALE Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Pardo e Presidente da AGCONP Agência Gaúcha de Consórcios Públicos.

 

 

Palestrantes convidados:

 

* Sub-tema: Atribuições e Programas do Ministério das Cidades.

 

Gilmar Souza Santos – Advogado Especialista em Direito Constitucional; Secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades; foi Secretário Adjunto de Habitação do Município de São Paulo; Secretário Executivo do Conselho Municipal de Habitação e Presidente da Comissão Eleitoral do referido conselho.

 

 

Fabiano Machado da Rosa – Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Especialização em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Atua na área de consultoria em projetos para o setor público e privado; Consultor da FGV – Fundação Getúlio Vargas.

 

 

Ricardo Simonsen – Engenheiro mecânico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Mestre e Doutor em Economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia da FGV (EPGE/FGV); Diretor Técnico da FGV – Fundação Getúlio Vargas.

 

 

18h – Painel 4.1) “Financiamentos e linhas de crédito disponíveis”

 

Moderador:

 

Ary José Vanazzi - Prefeito de São Leopoldo/RS; Presidente da ABM – Associação Brasileira de Municípios.

 

 

*Sub-tema: Projetos realizados e formas de cooperação.

 

Alexander N. Leitzke - BRDE – Graduado em Economia pela UFRGS; Mestre em Economia aplicada pela Unisinos; Gerente de Planejamento do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul no Rio Grande do Sul.

 

 

* Sub-tema: Convênios, projetos e linhas de crédito disponíveis para os municípios.

 

Pedro Amar Ribeiro de Lacerda – CAIXA - Superintendente Executivo SR Plataforma de Governo da Caixa Econômica Federal em Porto Alegre/RS.

 

 

* Sub-tema: Atuação do BNDES na estruturação de concessões em Iluminação Pública.

 

Maurício Cardoso Gelelete - BNDES – Engenheiro elétrico, ênfase em telecomunicações pela UERJ; Especialização em Finanças/Gestão de Investimentos pelo IAG/PUC-Rio. Gerente da Área de Estruturação de Projetos e Desestatização do BNDES.

 

* Sub-tema: Modelagem de projetos para captação de financiamentos internacionais. ­

 

José Rafael Neto – CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina – Graduado em Ciências Econômicas e Mestrado Profissional em Economia; Executivo sênior setor público da CAF no Brasil.

 

19h – Encerramento–

 

 

20h30 - Jantar cultural – GALPÃO CRIOLO –

 

 

2º DIA) 15 de Junho

 

9h – Recepção e Credenciamento

 

10h – Painel 5) “Os novos rumos na gestão pública consorciada através de parcerias”

 

Moderador:    

 

Vanoir Koehler – Diretor Geral da CONACI-BR e Diretor Executivo do Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí/ RS.

 

Palestrantes Convidados:

 

* Salmo Dias de Oliveira –– Formado em Filosofia pela Universidade do Oeste de SC e em Sociologia e Direito pelo Centro Universitário Euroamericano; Prefeito de Rio dos Índios/RS; Presidente da FAMURS Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul; Presidente do recém criado Consórcio FAMURS.

 

* Giovane Wickert -– Graduado em Gestão Pública; Prefeito de Venâncio Aires; Presidente do CISVALE Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Pardo; Presidente da AGCONP Agência Gaúcha de Consórcios Públicos.

 

 

*Thiago Xavier - Economista e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia; Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental; Assessor do Gabinete do Governador na coordenação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia – CODES.

 

 

* Bruno Ramos Pereira - Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP), sócio do Radar PPP e coordenador do PPP Brasil.

 

11h30 – Intervalo coffe break –

 

 

11h45 – Painel 6) “O Brasil avançando através dos Consórcios Intermunicipais – Experiências empreendedoras e de sucesso” –

 

Moderador:    

 

Salmo Dias de Oliveira – Prefeito de Rio dos Índios/RS; Presidente da FAMURS Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul.

 

Palestrantes convidados:

 

* Sub-tema: Consórcio público na rede de urgência e emergência.

 

Denys Arantes Carvalho – CISDESTE/MG - MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades; Pós em Gestão Estratégica com foco na Administração Pública; Especializando em Gestão Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora; Administrador Público; Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde para Gerenciamento da Rede de Urgência e Emergência da Macro Sudeste (CISDESTE).

 

* Sub-tema: Integração da Segurança Pública entre Municípios e Estado – COMAJA.

 

Volmar Telles do Amaral - Presidente do COMAJA e Prefeito de Saldanha Marinho

 

 

João Schemmer - Secretário Executivo do COMAJA

 

 

Rodrigo Sagaseta - Gerente de Desenvolvimento de Negócios na TELTEX, especialista nas áreas de projetos, redes de comunicação, segurança pública e defesa civil

 

*Sub-tema: Experiência sobre serviço de Inspeção Sanitária.

 

Daniele Cabriotti - CODEVALE / MS - Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade do Oeste Paulista; Diretora do Serviço de Inspeção Municipal de Anaurilândia/ MS; Diretora Executiva do CODEVALE – Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema/MS.

 

 

Éder Uilson França de Lima - CODEVALE / MS - Graduado em Administração pela Universidade Anhanguera – UNIDERP; Pós Graduado em Gestão Pública Municipal pela Excel Consultoria. Prefeito de Ivinhema/MS; Presidente da Rede Nacional de Consórcios; Presidente do CODEVALE.

 

 

*Sub-tema: Experiência sobre compras coletivas.

 

Maria Elizabeth Rolim de Jesus - CISA/RS - Graduada em Nutrição com Pós-Graduação Gestão em Saúde; Secretária Administrativa da AGCONP - Associação Gaúcha de Consórcios Públicos e Diretora Executiva do CISA – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Noroeste do Rio Grande do Sul.

 

 

*Sub-tema: Sistema Estadual de Transporte em Saúde – SETS.

 

Marco Aurélio de Oliveira - Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas – FADOM; Pós Graduado em Direito Processual Civil; Direito Público, Direito Empresarial; Gestão Empreendedora de Negócios e MBA em Liderança e Gestão de Pessoas; Vice Presidente do COSECS MG/APP; Secretário Executivo do Consorcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Itapecerica – CISVI.

 

13h – Cerimônia de Encerramento –