08.04.2019 - 15h22
JEVA inicia com mais de 300 alunos na disputa das modalidades de atletismo

Por Adriene Antunes / MTB 12.424

Na próxima quinta-feira,11, a Secretaria de Esportes inicia a edição de 2019 dos Jogos Escolares de Venâncio Aires ( JEVA). O Atletismo é a modalidade inicial e reunirá 391 pessoas, entre alunos e professores, em Mato Leitão na Pista Atlética da Escola Santo Antônio.

As competições iniciam as 8h e seguem até às 16h30min onde as 17 escolas participaram com alunos nas modalidades de corrida de velocidade, salto em distância, salto em altura, corrida de meio fundo, lançamentos e arremessos.

Com a finalidade de estimular a prática esportiva em todas as escolas do Município e ainda mobilizar a comunidade escolar em prol do esporte educacional, o JEVA desta ano reunirá 25 escolas e fará uma grande noite de gala para premiar os melhores atletas no final do ano.

O evento, que também marcará o encerramento da competição, está agendado para o dia 7 de novembro na Câmara de Vereadores. Conforme a organização, o objetivo é fazer uma noite com integração das equipes e entrega de troféu aos participantes que se destacarem durante todo o Jeva.

Com organização em parceria com a Secretaria de Educação, os jogos proporcionam aos alunos das redes pública e privada a prática do esporte, mas vai além disso, ao reforçar a cidadania, direcionando os participantes à construção de um mundo melhor, livre de qualquer tipo de discriminação, através de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade e cultura da paz, dando continuidade ao processo pedagógico vivenciado nas escolas.

O certame é dividido em três categorias, mirim, infantil e juvenil. Ainda em abril haverá ainda jogos de xadrez e tênis de mesa. Já em maio iniciarão as competições de voleibol. Junho será o mês dos jogos de basquete e handebol e em julho as etapas de futsal. Em setembro será a competição de futebol de campo e em outubro pegbol e futsal mirim.

JEVA/JERGS 2019: CRONOGRAMA

Categorias:

• Mirim (2007, 2008 e 2009); apenas JEVA

• Infantil (2005, 2006, 2007 e 2008);

• Juvenil (2002, 2003 e 2004).

Modalidades:

• ATLETISMO: 11 de ABRIL – Mato Leitão (fichas de inscrição digitadas até dia 03 de abril)

• XADREZ E TÊNIS DE MESA: 30 de ABRIL – Colégio Gaspar (fichas de inscrição digitadas até dia 22 de abril)

• VOLEIBOL: 13, 14 e 15 de MAIO – CAJ

• BASQUETE: 05, 06 e 07 de JUNHO – Gaspar
  • HANDEBOL: 25,26 e 27 de JUNHO – Monte das Tabocas

• FUTSAL (I-J): 09, 10, 11 e 12 de JULHO – CAJ ou Oliveira

• FUTEBOL DE CAMPO: 12 de SETEMBRO – E.C. Guarani

• PEGBOL: 01 de OUTUBRO – Até 11 anos,(2008) – Bom Jesus

• FUTSAL MIRIM: 15 e 16 de OUTUBRO –Monte das Tabocas.

• EVENTO DE ENCERRAMENTO: 07 de NOVEMBRO – Câmara de Vereadores.