11.03.2019 - 09h36
Mulheres são destacadas pelo Governo Municipal
Por Adriene Antunes / MTB 12.424
Foto: William de Oliveira

Uma sexta-feira voltada para todas as mulheres. O dia 8 de março é de celebrar as lutas e reafirmar a importância delas em todos os setores e para toda a sociedade. O Governo de Venâncio Aires realizou diversas atividades para marcar a data. Pela manhã, as servidoras públicas foram recepcionadas com música, abraços e um “pequeno mimo” feito pela equipe do Gabinete do Prefeito Giovane Wickert e pela Coordenadoria de Comunicação.

Durante todo o dia, a agência do SINE realizou atividades alusivas ao dia e preparou um guichê especial para o atendimento das mulheres com encaminhamento de trabalho. No meio da tarde, a Central de Conselhos, gerida pela Secretaria de Planejamento e urbanismo reativou o Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Mulher. A solenidade ocorreu na Câmara de Vereadores e empossou 28 pessoas que vão agora resgatar o trabalho que estava paralisado a mais de dois anos e apoiar à rede de atendimento à mulher.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre, vereadora eleita, Nádia Gerhard (Comandante Nádia) palestrou na abertura do evento e destacou a importância dos meios de apoio as mulheres. Ela que atuou por quase 30 anos na Brigada Militar foi uma das responsáveis pela implantação da Patrulha Maria da Penha, em 2012. Após a fala da Comandante, o Prefeito Giovane Wickert empossou os integrantes do conselho que é composto por 14 entidades da sociedade civil e do poder público.

Após a posse, o Gabinete da Primeira-Dama de Venâncio Aires, Cristiane Wickert, realizou a terceira edição do Troféu “Mulheres que Inspiram”. No final de tarde, 19 mulheres presidentes dos grupos da Melhor Idade do Município foram agraciadas com o prêmio destacando o trabalho social e humanitário que fazem por suas comunidades. O evento contou ainda com a participação artística do Coral Municipal da Melhor Idade que reúne mais de 20 idosos.

Durante a premiação tanto o Prefeito quanto a Primeira-Dama destacaram a importância do apoio fundamental às mulheres e o empoderamento delas perante a sociedade.

Integrantes do Conselho

Marion Janaína Kist

Marciele Dalavatti de Lima

Sociedade Civil Organizada