Brasão Prefeitura Municipal de Venâncio Aires

Notícias

13.01.2021 - 15h09
Festa de São Sebastião celebra a fé em tempos de pandemia
Missas e lives transmitidas pelas redes sociais e drive trhu, serão alternativas para manter a tradição

            Venâncio Aires vai festejar o seu evento mais antigo e tradicional de uma forma diferente neste ano de pandemia. A 145ª Festa de São Sebastião Mártir, padroeiro do município, tem sua programação completamente remodelada, fortalecendo suas atividades espirituais e suspendendo programações que possa gerar aglomerações de pessoas. A Festa do Bastião, como é conhecida na cidade e região, reúne todos os anos, milhares de pessoas, em torno da programação gastronômica, com destaque para o pastel e a galinhada, além da programação musical, tendas e das atividades religiosas, como a Missa Campal, ao lado da Igreja e a procissão pelas principais ruas da idade. As festividades são organizadas pela Paróquia São Sebastião Mártir, sempre com a liderança de casais festeiros, que neste ano são: Lisabeth e Abelar Borges, Ivone e Joaquim Sündermann, e Márcia e Blásio Hickmann. O grupo esteve no gabinete do Prefeito Jarbas da Rosa para levar a programação oficial, elaborada em parceria com os órgãos de segurança pública e sanitária de Venâncio Aires.

            As celebrações em honra ao padroeiro, celebrado dia 20 de janeiro, feriado municipal, iniciam já na sexta-feira, 15, com procissão motorizada que leva a imagem do padroeiro à Igreja Matriz, depois de ter visitado as mais de 30 comunidades que integram a paróquia. Depois disso, até o dia do santo, a programação inclui “Lives”, transmissão das celebrações e missas pelas redes sociais da paróquia, venda de pastel e galinhada pelo sistema drive trhu. “A nossa festa voltará às origens e será pautada pela fé, pelas reflexões pessoais e menos festejo populares. Tenho certeza que as dificuldades em realizar a programação neste ano de pandemia, serão um marco positivo nessa que é a principal festa religiosa do nosso município e uma das maiores do Estado”, disse o prefeito ao receber o grupo de organizadores.

O pároco da paróquia, padre Rodrigo Hillesheim, garante que todas as celebrações seguirão os protocolos de segurança contra a covid-19, com limite de participantes na igreja matriz de 350 pessoas e também vão ser transmitidas pelo facebook da Paróquia (@paroquiasaosebastiaomartir). Já os festeiros reforçam que a gastronomia também segue os protocolos de segurança, no pague e leve, sendo que o pastel terá o valor de R$ 5,00, ou com tele entrega pelos fones (51) 9 8053 3747 ou (51) 9 9852 9419 e a galinhada a R$ 12,00, com reserva e tele entrega: (51) 9 8428 0897.

 

15 DE JANEIRO – SEXTA-FEIRA

 

19 h – Procissão motorizada (carreata) saindo da Comunidade Nossa Senhora das Graças a até a igreja matriz

 

Roteiro: Ponto de partida a comunidade Nossa Senhora das Graças, de Linha Ponte Queimada, seguindo pela Avenida das Indústrias, ingressando na Rua Salvador Stein Goulart e Emílio Selbach, Vila Rica e Bairro Macedo. Depois segue a Rua 15 de Novembro até a Osvaldo Aranha, descendo a Sete de Setembro, subindo a Tiradentes em direção à igreja matriz.

 

20 h – Recepção da imagem do padroeiro e Missa de abertura da 145ª Festa de São Sebastião

 A partir das 15 horas, venda de pasteis. A partir das 20 horas, galinhada no Pavilhão.

 

16 DE JANEIRO – SÁBADO

 

16 h – Live com os festeiros com transmissão pela página da Paróquia

 

18 h – Missa festiva

 

A partir das 16 horas, venda de pasteis e a partir 20 horas, venda de galinhada no Pavilhão 

 

 

17 DE JANEIRO – DOMINGO

 

8h30min – Missa festiva

 

A partir das 16 horas, venda de pasteis no Pavilhão

 

 

19 DE JANEIRO – TERÇA-FEIRA

 

19h30min – Missa festiva

 

A partir das 16 horas, venda de pasteis no Pavilhão.

 

20 DE JANEIRO – QUARTA-FEIRA

 

10 hortas – MISSA FESTIVA DO PADROEIRO com ex-festeiros do Bastião

 

Venda de pasteis das 11 horas às 22 horas e galinhada ao meio dia no Pavilhão.

 

11h30min às 14h30min – Benção aos devotos (em frente a igreja matriz no modo drive thru junto a imagem do padroeiro).

 

15 horas – MISSA FESTIVA DO PADROEIRO

 

17 horas – MISSA FESTIVA DO PADROEIRO

 

18 horas – Cortejo festivo pelas ruas da cidade

 

Roteiro: Após o término da missa a imagem de São Sebastião seguirá em cortejo, no caminhão do Corpo de Bombeiros, saindo em frente da igreja matriz, subindo a Rua Tiradentes com uma breve parada para bênção em frente ao Hospital São Sebastião Mártir, seguindo até a Rua 15 de Novembro, onde irá dobrar à direita, na sequência irá subir a Osvaldo Aranha até a Rua Armando Ruschel, Carlos Wagner, General Osório, retornando pela Rua Tiradentes até a igreja matriz.

 

20 horas – Busca e apresentação dos novos casais festeiros da 146ª Festa de São Sebastião 2021

 

22 horas – Sorteio da Ação entre Amigos com transmissão pelas redes sociais

Botão FECHAR - Clique para Fechar ou Tecle ESC