10.01.2019 - 11h24
Diversas culturas na raiz do Carnaval: Venâncio escolhe corte em noite de homenagens

Por Adriene Antunes / MTB 12.424
Foto: Luana Xavier

O Carnaval é uma cultura popular mundial a qual o Brasil se sobressai sem sombras de dúvidas. No entanto, diversas são as etnias que formam a festa mais popular no país. Esta história toda será contada pelas candidatas que concorrerão neste ano ao título de soberana dos festejos do Momo em Venâncio Aires. A expectativa e organização é da Vice- Presidente da Liga das Escolas de Samba de Venâncio Aires (Lisva), Jaqueline Gonçalves dos Santos e das professoras e historiadoras Karina Lopes e Clara Lopes, trio que lidera a realização do baile de escolha da nova corte.

Na próxima quinta-feira, 17, as oito candidatas serão apresentadas em um evento que irá ainda explicar o tema deste ano: “Das Origens do Carnaval a Paixão e Tradição da Terra do Chimarrão”. O encontro será no Barão Bar e Prosa, a partir das 19h30min, e reunirá além das gurias que buscam as coroas, a comunidade carnavalesca, a sociedade interessada no tema e ainda oito homenageados que irão representar suas etnias. “Houve a necessidade de desmitificar a imagem negativa do carnaval, e o tema escolhido neste ano, irá auxiliar neste processo e mostrar também que as comemorações carnavalescas podem ser algo positivo para a sociedade”, explica Jaqueline.

Estas etnias serão apresentadas durante o evento e os homenageados entregaram as candidatas um item que representa a cultura do seu país de origem. As postulantes a Rainha e Princesas do Carnaval, terão que utilizar o item e representar a etnia no baile de escolha que ocorrerá no dia 9 de fevereiro partir das 22h, no ginásio Santa Rita de Cássia, do Bairro Gressler. O Baile será realizado através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Venâncio Aires e a Lisva.

O novo trio substituirá a Corte do Carnaval Municipal 2018, formada pela rainha Thais Pereira Acosta e pelas princesas Sandriele da Silva Soares Hammes e Évelin Fabiane Pacheco Heller.

HOMENAGEADOS

Alemães: Jairo Bencke

Italiano: Joice Batistti

Indígena: Rodrigo Baracy

Árabe: Claudia Hamid

Negros: Sergio Rosa

Japonês: Mitsuo Okajima

Português: Carla Inês Schwaickhardt

Senegalês: Cherif Toure

AVALIAÇÃO

As candidatas serão avaliadas em 5 quesitos:

Samba no pé;

Comunicação;

Beleza;

Simpatia;

Desenvoltura

As notas serão de 5 a 10 em cada quesito.

As torcidas serão avaliadas em 2 quesitos:

Agito;

– As notas serão de 5 a 10 em cada quesito, mantendo o uso de balões, faixas, grito, apitos e cornetas. Não será permitido instrumentos de sopros, tambores e artefatos de fogo. A torcida que infringir a regra será desclassificada.

Confira o regulamento completo: https://www.venancioaires.rs.gov.br/arq/paginas/pg-1544466675083740900.pdf