10.01.2019 - 11h04
Wickert recebe Sul-Coreanos em missão comercial

Por Adriene Antunes / MTB 12.424

A quarta-feira, 9, foi o último dia da missão Coreia do Sul – Brasil em solo gaúcho. A agenda final, antes dos sul-coreanos embarcarem ocorreu no Governo do Estado, com o Secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura Artur Lemos. A reunião foi intermediada pelo Prefeito Giovane Wickert, que acompanhou Eduardo Komatsu, presidente da Câmara de Comércio da União das Cidades Brasileiras na Coreia do Sul, e Young Kim, CEO da empresa Braxko durante o período em que ficaram em Venâncio Aires.

Na pauta com Lemos, os empresários debateram questões voltadas a energia solar, eólica e ainda sobre a utilização de resíduos sólidos para geração de energia. Os sul-coreanos saíram do Rio Grande do Sul confiantes e acreditam que irão conseguir investimentos do país asiático no Brasil.

Komatsu e Young chegaram na terça-feira, 8, e fizeram diversos roteiros de visitas e encontros. Na Capital do Chimarrão conheceram a Prefeitura, o IFSUL, Unisc, área da Favan, onde será implantado o Centro de Vocação Tecnológica (CVT) da Proteína e ainda a Usina de Triagem de Resíduos e a Usina de energia solar da Família Schuh. Em Santa Cruz do Sul, Wickert levou os empresários para conhecer a sede do CISVALE onde eles aproveitaram para conversar com técnicos do consórcio e ainda com o Prefeito de Vale do Sol Maiquel Silva.

A visita é mais uma etapa da aproximação dos países. O trabalho iniciou em 2017, quando uma comitiva, da qual o Prefeito Giovane Wickert fez parte, visitou o país asiático em busca de conhecimento e abertura de mercado. Antes de visitarem o Rio Grande do Sul, os empresários estiveram no Maranhão e em São Paulo, onde também realizam abertura de mercado e projetos para inovação e investimentos asiáticos.